quarta-feira, 14 de agosto de 2013

ÁRBITRO COM QUALIDADE AQUI TEM.

Acabou o tempo em que um simples baba era tradicionalmente jogado, escolhiam os atletas no 0 ou 1  e dividido os times quem ficassem de fora ficava a espera dos atrasados para formar outro time e até que isso acontecesse os escolhidos tiravam onda por ser os melhores daquele dia, um time sem camisa outro com a própria camisa trazida de casa e olha que tinha até os que preferia pegar emprestado do amigo já que espertos não vinha com a sua.
O campo quase sempre irregular, a bola na sua maioria ou cheia demais ou um pouco vazia não era dificuldade para os peladeiros de todas os finais de tardes.
A zorra ficava feia quando tinha que escolher um de cada lado para marcar as faltas, tinha pelada que o jogador que sofresse a falta ele mesmo se encarregaria de gritar em voz alta FALTA AQUI. 
Já percebeu que a confusão era certa; mais fazer o que. Bom mesmo era quando aconteciam as chamadas RUAS, um baba da rua de CESAR, por exemplo contra a Rua do MANÉ.
Muitos anos depois que os campinhos foram dando lugares as construções, as ruas ganharam saneamento os babas começaram a deixar de acontecer e partiram para as grandes praças esportivas dai a necessidades de se organizar e com essa organização apareceram os tradicionais uniformes e a figura do Juiz,no linguajar popular e mais tardes se transformaram em arbitro de futebol.
As coisas já não era a mesma e os babas perderam sua forma e essência, mais tem quem diga que os tempos eram outros e eu concordo, imagine só com esse mundo violento os babas não terem os mediadores para conduzir as partidas.
Fica aqui a dica e as minhas sinceras homenagens a todos os árbitros da minha querida cidade, que de uma forma ou de outra vem contribuindo para o esporte.
Messias, Gato, Florismar, Abelardo, Lomanto, Luiz Antonio (cotó), Machado,Ber,Brau dentre outros.