segunda-feira, 3 de março de 2014

USO DO VÉUS É LIBERADO PELA INTERNACIONAL BOARD

A International Board, órgão que define as regras do futebol, autorizou oficialmente neste sábado o uso de véus e turbantes por jogadores, após um período de testes de quase dois anos. Em compensação no encontro deste sábado, a entidade decidiu endurecer a punição a jogadores que apresentarem mensagens no uniforme de jogo.
O uso do véu no entanto, precisa seguir algumas determinações. De acordo com a decisão deste sábado, ele terá que possuir relação com o restante do uniforme, estar ligado com a camisa e não poderá constituir perigo para qualquer outro jogador.
Até 2012, o uso do véu não era permitido pela International Board. Há dois anos, porém, o órgão liberou a sua utilização em um período de testes, após um pedido da Confederação Asiática de Futebol. Agora, o uso está definitivamente liberado pelas autoridades do futebol, desde que siga as regras determinadas.
Também neste sábado, a International Board decidiu endurecer com os jogadores que mostrarem qualquer mensagem ou imagem nos seus uniformes. Anteriormente, o órgão determinava a punição apenas às mensagens de teor político, religioso ou que tivessem caráter publicitário.
Por exemplo, na final da Copa do Mundo de 2010, o meia Andrés Iniesta tirou a camisa após marcar o gol do título da Espanha, exibindo uma mensagem com o nome de Daniel Jarque, um jogador que morreu em 2009. Esse ato agora deverá levar o jogador a ser multado pela Fifa, além da receber um cartão amarelo por retirar a camisa.
Além disso, o painel rejeitou a proposta da Uefa de não aplicar o cartão vermelho para faltas na grande área, o que a entidade europeia considera uma punição tripla, com a marcação do pênalti, a sua possível conversão e a perda de um jogador. O assunto voltará a ser analisado em 2015.
A International Board é um organismo formado pelas quatro federações da Grã-Bretanha e pela Fifa e tem a função de definir as regras do futebol.
Fonte:Bahia Notícias.